domingo, 27 de maio de 2007

Mafra – Inovação e Desenvolvimento

È indiscutível que o Concelho de Mafra tem-se desenvolvido de uma forma notória nas últimas 2 décadas. Para tal basta observar a sua capacidade de atracção de pessoas externas ao concelho para nele viverem ou apenas desfrutarem de momentos lúdicos. Para tal terá contribuído, sem dúvida, uma política explícita de infra-estruturas e o aproveitamento estratégico de potencialidades naturais do concelho tais como as praias e a natureza para a prática de desportos.

No entanto, o país e a sociedade enfrentam hoje novos desafios que exigem uma aposta clara na qualificação e na exploração da inovação e do valor acrescentado. Hoje em dia não basta ter estradas. Elas deixaram de ser o fim para passarem a ser o meio através do qual centros de investigação e de ensino se interligam com empresas e estas com os clientes para, numa perspectiva integrada e sustentável, promover um desenvolvimento económico que promova o desenvolvimento do capital humano instalado e crie valor não só para os habitantes mas para todos aqueles que ao interagirem com o Concelho vêm nessa interacção uma mais-valia. Um valor acrescentado que tanto se pode traduzir em termos lúdicos como em termos profissionais/laborais.

Muitas das estruturas imprescindíveis a um desenvolvimento notável do Concelho já existem. Porém, é agora altura de se apostar na qualificação dos recursos humanos, ambientais e materiais, e dinamizá-los através de processos participativos e motivadores de forma a conferir aos mafrenses maior qualidade de vida e mais oportunidades de desenvolvimento pessoal. Claro está, procurando sempre um equilíbrio entre o valor histórico e patrimonial de um Concelho como o de Mafra e os desafios de inovação e empreendedorismo que o mundo globalizado de hoje impõe.

Bruno de Noronha Gomes

Sem comentários: